Educação no Brasil

Eu estava escutando hoje a rádio CBN no carro enquanto dirigia para o trabalho.

Quando liguei, estava passando uma entrevista com a coordenadora do curso de Pedagogia da UNICAMP. Em um certo momento, a entrevistadora perguntou o motivo da escola pública brasileira ter uma qualidade tão inferior quanto as escolas privadas.

Como era de se esperar, a convidada sem saber o que explicar, deu uma resposta curiosa:

As escolas públicas tem menor qualidade devido a iniciativa privada, a classe alta e média que transfere seus filhos para as escolas privadas e assim diminui a qualidade da escola pública. Assim, aumentam a quantidade de alunos das escolas privadas e então a qualidade da escola pública diminui mais ainda.

Na hora eu pensei: Que enrolation ! Ela nem sabe do que está falando. Além das gaguejadas básicas, ela deu uma enrolada bruta.

Na mesma hora comecei a refletir sobre o significado da resposta dela. Dá para tirar algumas idéias absurdas do que ela quis dizer.

  1. Ela disse que o motivo das escolas públicas terem qualidade pior é porque os filhos da classe alta e média estão nas escolas privadas. Isso faz sentido ? Será que os filhos de pessoas mais abastadas são mais inteligentes e então a qualidade da escola pública diminui ?
  2. Ela culpou a elite brasileira de tirar seus filhos da escola pública e por isso a qualidade caiu ? Maldita elite brasileira.

Achei interessante o fato dela não ter respondido por que a qualidaed da escola pública é ruim. Ela somente culpou a classe alta e média brasileira.

Posso até forçar o entendimento dela querendo dizer que as pessoas ricas colocam seus filhos na escola privada e então os investimentos em escolas públicas diminui.  Até faria sentido. Mas no final, me pareceu papo de militante de partido de esquerda culpando a burguesia.

Eu tenho opiniões diferentes. Acredito que a qualidade da escola pública é ruim devido a alguns fatores, dentre eles podemos dizer:

  1. Baixo salário dos professores. O bom profissional, por mais que goste de dar aulas, vai procurar um trabalho que seja suficiente para sustentar sua família.
  2. Falta de investimento do poder público. Isso reflete salários baixos, escolas caquéticas e caindo aos pedaços.
  3. Teorias de educação precárias. Hoje a culpa nunca é do aluno. Nossos teóricos de educação super ultra mega espertos (…) inventam teoremas de como dar aulas, meios esquemas educacionais que não são aplicáveis e que tiram a responsabilidade de quem deve ter: os pais educam (não a escola) e os filhos estudam.
  4. A corrupção e o estilo de vida brasileiro. Livros didáticos governamentais ultrapassados e a falta de distribuição de renda.

Esses são alguns motivos que posso pensar agora. Mas tenho certeza que outros dois motivos são realmente importantes:

A falta de educação do povo faz com que ele eleja novamente os mesmos políticos corruptos que não investem em educação. E a falta de educação faz com que eles elejam os mesmos políticos corruptos. É um ciclo vicioso.

E por fim, tenho certeza que coordenadores alienados militantes que não são objetivos o suficiente para responder uma pergunta diretamente afetam diretamente a formação dos professores, que sem dinheiro não conseguem ter formação complementar e ajudar na melhoria do próprio sistema.

Na minha opinião, em um país, o profissional que deveria ter o maior salário de todos é o professor. Pois sem ele, nenhuma outra profissão (técnica, diga-se de passagem) sequer existiria. Mas essa é só uma simples opinião de alguém que tem filho na escola privada porque a qualidade da escola pública é realmente muito ruim.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s