“Por quê você quer deixar o Brasil ?”

Título importante, ideal também.

Já fui questionado algumas vezes por conhecidos sobre a minha motivação de ir embora.

Tudo que sempre tentei dizer é que a motivação vem de um conjunto de fatores e que a explicação não é tão simples. Os motivos incluem falta de segurança, acesso a educação de qualidade, sociedade desigual, injustiças sociais, falta de perspectiva profissional e muitas outras.

É claro que sempre tem aquela pessoal que acha / finge que é feliz que acabam por questionar que tudo isso pode ser resolvido aqui mesmo e que os problemas estão na nossa cabeça, já que “o Brasil é um país em ascensão e a economia daqui está melhor que todos os lugares do mundo” (sic).

Não entro muito em detalhes com essas pessoas. Uma frase de um fórum imigra em minha mente (Prefiro morar na Europa, mesmo com crise, do que voltar para o Brasil). Frase de um imigrante que não volta de maneira alguma. E com razão, segundo meu ponto de vista. Apesar do Brasil ter crescido economicamente, as pessoas não tem tido maior renda, maior segurança, maior qualidade na saúde e educação e afins.Os ricos ficaram mais ricos. A classe média empobreceu. E os pobres estão vislumbrados com as “bolsas”, Copa do Mundo, Olimpíadas e outras porcarias que acham tudo maravilhoso.

Ponto para a mídia.

No fundo, a corrupção e a falta de moralidade nesse país são endêmicas. Não há o que ser feito. E eu não tenho esperanças. Esse é o principal motivo de querer ir embora. Eu não acredito mais nessa país. E por enquanto, nada pode ser feito aqui que vá mudar o panorama geral.

“Mas Québec não é o paraíso, você chegar lá e os problemas vão ser os mesmos”. Tenho certeza que lá não é o paraíso. E provavelmente tem problemas de segurança em alguns pontos, problemas na educação e saúde (como eu já estudei e sei que existe). Mas tenho certeza que isso ocorre em menor escala lá. Mas essa não é a razão principal. A certeza é que lá é uma sociedade mais justa, com salários parecidos entre trabalhadores e que estes ao menos têm uma vida digna e acesso as coisas básicas de uma sociedade moderna.

Sempre fui militante do ideal de justiça. Participei de protestos ativamente, fui líder estudantil. Simplesmente não adianta. As cabeças que votam por “bolsas” ou em palhaços não percebem o mal que fazem. E a falta de memória do povo brasileiro é impressionante. Temos políticos ativos como Lulla, Collor, Sarney, Maluf … É uma vergonha para qualquer um. E a impunidade é pior que tudo. O Brasil é dessa maneira porque seu povo também é assim. A maioria das pessoas aqui também roubariam se tivessem a oportunidade, dariam jeitinho quando possível ou prejudicariam o próximo para obter vantagem. Esse é o brasileiro e é assim que ele assume ser até nas pesquisas de opinião, sem ter vergonha alguma. Acho então que não sou brasileiro, porque isso vai contra tudo em que acredito. Eu não sou assim e não suporto mais isso.

Li essa notícia hoje pela manhã. Um jovem italiano, chegou no Brasil na sexta feira (imigrou em 20/07/2012) e morreu no sábado (21/07/2012) vítima de assaltantes de moto que abordaram seu carro e depois, não levaram nada ! Animais ! Leia clicando AQUI. Tive vontade de pegar a família e ir embora para qualquer lugar.

Eu ia linkar milhares de reportagens que justificam o que falo. Mas é muito depre para essa hora da manhã. E a internet está aí, só não vê quem não quer.

Corrupção

Uma resposta em ““Por quê você quer deixar o Brasil ?”

  1. Excelente post e blog ! voltarei mais vezes 🙂
    realmente o Brasil deixa a desejar , moro em Montreal e tem seus problemas claro , mas a qualidade de vida é o que faz a diferença .
    Sair de casa sem se preocupar em trancar a porta , largar o carro sem trancar , andar a noite pelas ruas sem medo de assalto ! enfim , vale muito a pena .
    abcs e boa sorte no processo !

Deixe um comentário

