Empresas de Consultoria de Imigração

Todos nós temos o tempo curto. Ainda mais tendo que aprender francês, trabalhar, cuidar dos filhos e ainda planejar o futuro.

As consultorias seriam uma mão na roda se realmente seu serviço fosse bom. Quando comecei o processo entrei em contato com algumas consultorias. Uma, famosa em Curitiba, insistiu que eu fosse fazer uma visita (mesmo após eu ter comentado 3 vezes que morava em São Paulo e não tinha tempo para “visitar”).

As consultorias no Canadá são extremamente caras. Muito mesmo.

E por fim, as consultorias não garantem nada em termos de vantagem na rapidez ou aceitação do processo.

Pensei que poderia usar esse dinheiro no próprio processo e economizar. Acho que eu estava certo.

Recentemente comecei a ler diversos relatos de falhas destas consultorias. No próprio fórum Brasil-Québec um post relatou que a consultoria havia perdido seus documentos. É o fim.

Hoje, encontrei em um blog muito simpático o relato da Pati sobre a experiência Interapoio. Para consultar o post original, visitem:

http://patitemps.blogspot.com.br/2012/07/interapoio-nossa-experiencia.html#comment-form

Aqui vai o relato dela. E acho que todos devem conhecer a verdade. Até porque nos comentários do post, outra moça reclama da mesma empresa e que tem o mesmo problema.

Interapoio – a nossa experiência

Faz tempo que as pessoas me perguntam por que eu não estava feliz com a assessoria da Interapoio, e eu acho que eu estou devendo de uma resposta…

 

Eu e meu marido decidimos imigrar em 2008, depois que eu voltei da minha primeira viagem ao Canadá, em muito influenciados pelo meu irmão e minha cunhada que imigraram naquele ano (obrigada, Dimi e Au!). Assim que decidimos pela imigração começamos a tomar todas as providências necessárias para entrar com o processo o mais rápido possível, inclusive adiantando em 6 meses o nosso casamento civil, que seria em dezembro de 2009, e foi adiantado para junho daquele ano. Contratamos o serviço dessa empresa ainda em julho de 2009, pensando que seria a melhor solução, já que somos médicos e, na época, achávamos que não tínhamos tempo para lidar com os formulários.

 

Passamos à empresa todas as nossas informações, e eles mesmo preencheram os formulários em agosto de 2009. Eles nos disseram que a primeira fase do processo (que na época era o período entre o envio dos formulários e o pedido dos documentos) demoraria cerca de 3 meses. Após 4 meses, preocupada pelo prazo que já havia expirado, entrei em contato com a empresa para perguntar se já deveríamos preparar a documentação que seria enviada a seguir. Qual não foi minha surpresa ao descobrir que os nossos formulários ainda não haviam sido enviados por falta de assinatura!!! Pagamos a empresa justamente porque não sabíamos direito como as coisas funcionavam, eles viram que faltava assinatura e nem sequer se deram ao trabalho de nos avisar!!!! Ficamos revoltados, mas no dia seguinte (01/12/2009) fomos pessoalmente à empresa para assinar o que faltava. Pedimos prioridade no envio, já que havíamos perdido muito tempo, o que aparentemente não aconteceu, já que meu processo só foi aberto pelo consulado quase 2 meses depois (27/01/2010)… isso porque no momento de vender o contrato, o Francisco nos garantiu que todas as nossas correspondências seriam levadas imediata e pessoalmente ao consulado, e que todas as correspondências do consulado seriam retiradas pessoalmente por algum representante da empresa…

 

Na época que aplicamos (agosto de 2009), a previsão do tempo de processamento era de apenas 8 meses, já que era o processo novo, que começou super veloz. E, de fato, as pessoas que realmente aplicaram naquela época, terminaram seus processos em tempos bem curtos. Com o atraso, nosso processo caiu no “limbo” dos processos antigos após a mudança de 2010, tanto que agora, em julho de 2012, 3 anos após a assinatura do contrato com a Interapoio, ainda esperamos a finalização do nosso processo…

 

Mesmo com essa mancada descomunal, a empresa continuou nos tratando com descaso. Sempre que ligávamos lá ouvíamos que o Francisco não estava. Quando mandávamos e-mail, a resposta demorava 7 a 10 dias para vir, e era sempre extremamente sucinta, do tipo “é demorado mesmo”, “nada a fazer agora” ou “precisa aguardar”. Nunca recebemos um e-mail decente do Francisco.

 

Além disso, as correspondências que deveriam ser retiradas pessoalmente no consulado, conforme promessas feitas na contratação, eram entregues via correio comum e endereçadas ao advogado da empresa, que fica em Ontario!!! Ou seja, o que deveria ser retirado imediatamente ou enviado pelo correio em pouco tempo para São Paulo, acabava indo até o Canadá para depois voltar, o que nos garantiu mais atrasos no processo (por exemplo, o pedido de atualização de documentos de julho de 2011 só recebemos 3 semanas após).

 

Pra finalizar, eu e meu marido decidimos tirar a Interapoio como nossa representante legal. Descobrimos qual a papelada que deveríamos preencher e levamos pessoalmente ao consulado, que no mesmo dia já fez a exclusão. Poucas semanas depois recebemos o pedido dos exames médicos e dos passaportes já no nosso endereço, o que nos proporcionou uma emoção impagável, não só pela emoção de receber o tão esperado envelope pardo na nossa casa, mas também pela confirmação de que agora não dependemos mais de empresa nenhuma, a gente mesmo pode cuidar da nossa imigração com o cuidado que só o próprio imigrante pode ter…

 

Ah, e detalhe: ou até hoje a Interapoio nem sabe que não é mais nossa representante, ou ignorou o fato. Porque faz muitos meses que não temos notícias deles…

 

Essa é minha história. Tenho certeza de que cada um tem uma opinião diferente sobre isso. Só posso dizer o que eu sei do meu caso, cada um tira as conclusões que quiser… não tenho nenhuma intenção de persuadir ninguém, só concordo com o que foi falado no último encontro de imigrantes em Sampa: se eu não conto a minha história, posso estar prejudicando alguém, que pode passar pelo mesmo problema. Se forem começar o processo sozinhos, preencham tudo com muito cuidado. Se forem contratar alguma assessoria, vcs têm que se fazer muito presentes para evitar problemas como o meu e, claro, não confiar cegamente em ninguém… porque ninguém quer ver seu processo finalizado com sucesso mais do que vc mesmo…

Anúncios

3 respostas em “Empresas de Consultoria de Imigração

  1. Eu nao conhecia o blog de voces ate pouco tempo atras, quando fui consultar a referencia de vcs para ‘timeline’ e custos do processo… hj fiquei surpresa ao achar aqui um link para o meu blog! Que bom saber que voces acharam util! Melhor ainda eh saber que voces ja terminaram o ‘longo e tenebroso’ processo de imigracao e chegaram ao canada… BTW, WELCOME TO CANADA!!! Aproveitem bastante! Que vcs consquistem td que sonham nessa nova e linda terra!

    • Pati, o blog de voces foi um dos primeiros que conheci na minha entrada no mundo dos blogs. Cada informação ajudou muito na formação do nosso processo. Considero que nossa vitória em estar aqui é merecida também por todos aqueles que escreveram, deram dicas e contaram um pouco do dia a dia e dificuldades que passaram. Obrigado !

      Obrigado também pelo Welcome !!! É emocionante e dá um pouquinho de medo, tantas mudanças em tão pouco tempo. Que outros possam ter sucesso e chegar logo por aqui !

      Abração !

      • Boa tarde!
        Quero fazer o processo de imigração para o Canadá, gostaria de saber se tem alguma indicação de consultoria. obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s