Aprendendo Francês: Français Authentique

Ultimamente tenho procurado alternativas para estudar francês.

Termino essa semana o intensivão de fevereiro mas sinto que o rendimento está caindo. Comecei com o intensivo em julho/2012, regular 2° semestre 2012 e intensivo fevereiro/2013.

Além desse ritmo ser extremamente cansativo, o método de aprendizagem baseado em gramática é extenuante. Realmente cansativo.

Sabe, parece que não estou conseguindo entender e aprender mais nada.

Nesse meio tempo, continuamos a escutar sempre músicas quebecoises no carro e temos assistido alguns filmes franceses.

Ainda assim, parece que a dificuldade de entender e conversar continua. E mesmo a língua escrita ainda é meio complicada.

Andei pesquisando sobre a possibilidade de fazer um intercâmbio de 2 semanas para estudar francês em Montreal. Mas pela minha pesquisa, não vale a pena. Segundo os próprios profissionais, o rendimento é muito baixo para quem tem pouco nível de habilidade com a língua e devido ao trabalho, não posso passar mais que esse tempo fora. Isso sem contar com os custos de uma viagem dessa.

Por fim, achei esse cara no youtube. Ele orienta para uma forma diferente de estudar baseado em 7 regras que ele mesmo aplica a si.

http://www.francaisauthentique.com/

Achei interessante, mas sou meio cético em relação a se tal método funciona. Se alguém conhece ou já usou, agradeço comentários sobre o assunto.

Ou ainda melhor ! Se alguém tem dicas para melhora do francês e métodos de estudo, por favor poste aqui nos comentários.

Pela minha previsão, devemos ser chamados para a entrevista por meados de fevereiro/março de 2014. Tenho muito receio de não conseguir me expressar bem até lá.

O ruim mesmo é a falta de pique que deu e vontade de estudar francês. O ânimo caiu após estudar tanta gramática e não estar entendendo mais nada.

Abraços a todos e continuamos a luta !

41 respostas em “Aprendendo Francês: Français Authentique

  1. No século passado (mesmo!) eu comecei a aprender francês com o método de auto-aprendizado Assimil. Depois de 6 meses de auto-aprendizado, investi num intercâmbio de 1 mês que ajudou a destravar minha lingua e assim que cheguei lá, graças ao assimil, ja consegui ir para o nível intermediário. O que eu acho que foi até bom, em se tratando de escola lá na França. O bom do método na minha opiniao, é que ele é suficiente para aprender tudo o que é basicao e que paga-se normalmente uma fortuna e leva-se um tempao nas escolas tradicionais, assim podemos ir direto para o que interessa. Outra coisa que acho interessante do método é que você vai aprendendo gramatica a medida que aprende a falar, nem séo uma coisa nem só a outra, pois quando foca só na conversaçao ou so na gramatica acaba desmotivando já que nao vemos progresso e uso prático da coisa.
    En tout cas, se interessar saber mais sobre esse tal de Assimil: http://en.wikipedia.org/wiki/Assimil
    Tem no Brasil nas grandes livrarias, basta procurar por “novo francês sem esforço”.

    Abraços e nao desanime!
    Erika

  2. Oi, pessoal!

    Conheci o Français Authentique há pouco tempo e ele é bem interessante, principalmente os podcasts, para você pegar expressões do dia a dia. Não posso falar quanto ao curso em si porque os podcasts têm me servido bem, o cara fala de forma bem clara e pausada e dá pra você treinar bem o ouvido.

    O Assimil que os Lapins falaram também é muito recomendado por muita gente. Sempre vejo elogios, embora nunca tenha testado. Já usei Pimsleur e Rosetta Stone, mas considero que material como esses dois sirva mais como apoio para níveis iniciantes ou intermediários do que para aprender de verdade. De qualquer forma, pode ser útil pra vocês, já que cada um aprende de um jeito.

    Em relação ao intercâmbio, endosso a sua opinião: tentar algo de duas semanas para um nível muito iniciante não vai render muito. Se você já estiver dominando o básico e tiver lá pelo meio do intermediário, aí acho que até pode valer como forma de você por à prova o que conhece e destravar um pouco a língua. Eu sempre recomendo meus colegas que estão iniciando o aprendizado de alguma língua a, primeiro, fazer pelo menos um ano de curso no Brasil, se dedicando pra valer (ou seja, fora da sala de aula também) pra depois pensar em fazer intercâmbio. O legal de estudar línguas fora é você usar o que já sabe e avançar a partir dali.

    Abraço e não desanime, porque o caminho pode ser difícil, mas falar bem outro idioma é recompensador! : )

  3. Na minha opinião a parte mais difícil da imigração é o Francês, o Resto da para tirar de letra… Você esta fazendo os intensivos em qual escola? Meu planejamento é fazer como você, intensivo atras de intensivo e mandar o máximo de pontos possíveis para não precisar fazer a entrevista.

    Abraços
    Robson

    • Eu estou fazendo na Lumière, em Campinas. Terminei o intensivo mas não me inscrevi no regular desse semestre. Preciso de uma folga para a mente e cansei de ver gramática. Já não estava entendendo muita coisa.

      Eu queria dar uma focada em conversação, até porque o TCF-Q, a entrevista e a vivência irão exigir isso antes da escrita.

      Bem, veremos no que vai dar …

  4. Vamos falar sobre o “Français Authentique”. Eu comecei a me interessar pelo francês quando comprei um CD da Carla Bruni há 2 anos para escutar no carro e adorei. Depois pirateei uns arquivos de áudio que minha prima tinha em seu computador e fiquei escutando no carro. Era uma parte de um curso de Francês para quem fala inglês. Não sei de onde ela tirou, mas me ajudaram a compreender o básico. Desde então venho aproveitando tudo o que me cai na mão para melhorar meu aprendizado. Nem sei porquê, já que não tenho planos nesse sentido, mas comecei a tomar gosto pelo assunto. Nunca fiz curso. Nunca entrei em uma sala de aula porque isso demanda muito tempo e meu tempo é precioso. Quando viajei à França no ano passado, me saí tão bem conversando com os nativos que na volta fiquei empolgado para aprender mais. Desde então vinha buscando algo mais consistente e sistemático, mas queria evitar os cursos. Um dia desses, procurando vídeos em francês no Youtube, descobri o site do “Français Authentique”. Interessei-me, ouvi alguns podcasts e comprei o “Pack 1”. Em poucos dias meu francês melhorou muito. Entendo tudo o que dizem no canal francês (108 da Sky) e nas rádios francesas via internet do aplicativo que baixei no celular (Tune In). Já me sinto mais seguro para formar frases mais complexas e consigo falar sem pensar antes. A grande vantagem é que ^você aprende o francês basicamente ouvindo, sem grande esforço e pode fazê-lo em seu tempo livre (“temp mort”), enquanto dirige seu carro, enquanto espera na fila, etc. É um método prático e intuitivo. Para mim funcionou muito bem. Vou com certeza comprar o “Pack 2” nos próximos dias. Recomendo muito. Bonne chance.

  5. Estudo num curso regular de frances a 2 anos. O curso dura 5 semestres. Como o amigo descreve, eu estava vendo o curso terminar sem o resultado esperado. Foi quando descobri o Francais Authentique a 8 meses. Comecei a ouvir os podcasts, em seguida comprei o Pack 1 o qual ouvi inteiro e agora estou comecando a ouvir o Pack 2. No meu ponto de vista este sistema é fantastico. O criador do Francais Authentique descobriu o melhor metodo para aprendizado de qualquer lingua.

  6. Pessoal, descobri o francais authentique essa semana e estou adorando! estou querendo comprar o Pack 1, mas o que tem nele? Não consegui entender o q seria o Pack! Alguem pode explicar?

    • Max, não sei te dizer o que tem no Pack 1. Estou estudando somente com os podcasts. Segundo meu professor de francês, meu “listen” melhorou muito. Acho que se deve a isso. Baixei um monte, gravei em um CD e escuto quando posso no carro ou no celular.

      • Não consegui segurar a curiosidade e comprei hj!
        Consiste de 6 lições com várias partes(vocabulario, palavras chaves etc)
        E contém um ebook comentando sobre o método

      • Estou gostando bastante. O pack vem com 6 lições, cada lição dura duas semanas e aborda muito ecouter, vocabulario e pronuncia. Estou ainda na primeira lição. O material é tão bom que dá vontade de ficar estudando só por ele.

        No pacote tb vem um ebook com tecnicas motivacionais(esse eu ainda não terminei de ler.)

  7. Bom dia Max,
    Gostaria de saber quanto você pagou no pack 1 e como as lições foram enviadas para você, estou pensando em comprar também, mas nunca comprei via internet.
    Obrigada

  8. Pessoal bom dia!
    Poderiam me dizer se o material é 100% em Francês ? Pois como eu não tenho base nenhuma no idioma, talvez não funcione comigo. Mas se as instruções forem em inglês, pode dar certo.
    Vocês acham que é necessário uma base no Francês ou se a pessoa não saber nada pode fazer esse curso (francaisauthentique) ?

    Forte abraço

    • José, o material é 100% francês. Ele não fala nenhum outro idioma.

      Eu não comprei o pacote, mas baixo todos os podcasts gratuitos e escuto no mp3. A grande maioria é bem fácil de escutar.

      Eu comecei escutando enquanto estava no primeiro curso de francês. O autor diz que você precisa ter uma base mínima para conhecer pelo menos algumas palavras.

      Tente baixar a 1° regra do site dele e escute. Se você conseguir entender, vai fundo. Se ainda não conseguir entender, estude um pouco mais de gramática. Vale a pena escutar os podcasts. Melhora muito o écouter e ajuda a aprender diversas palavras novas.

      Obrigado por sua visita e espero ter ajudado !

  9. Valeu pessoal pelo esclarecimento. Comprei o Assimil e vou estudá-lo primeiro, depois compro o curso. Esse método de ensino é excelente, estou estudando inglês por um método semelhante (efortless english – AJ Hoge), e é espantoso o progresso.

    Abraços.

    • Quando estava no intermediário do inglês eu segui as dicas do podcast dilo AJ. Hoge. Realmente, o progresso foi ímpar. Tanto que tb comprei o Effortless English. Simplesmente fantástico. Estou num nivel bem básico do francês, mais para frente vou comprar esse pack 1… Não tenho vocabulário ainda para acompanhar nada totalmente em francês. Que bom que descobri esse site.

      • Realmente esses podcasts ajudam. Escuto até hoje e acho que são ótimos para acostumar o ouvido e ter um aprendizado mais natural. Que bom que vcoê também gostou do site.

  10. Olá, pessoal!
    Penso em comprar o Pack 1. Vale realmente à pena?
    Faço aula particular de francês uma vez por semana. Escuto os podcasts do français authentique e gosto muito.
    Tenho alguns livros do Bescherelle (Le dictionnaire des difficultés; La conjugaison por tous; L’essentiel), além do Tempo 1 (méthode de français), do Grammaire e do Vocabulaire Progressif du Français.
    Quero investir muito no aprendizado deste belo idioma!

    • Olá André ! Todos os que comentaram sobre a compra testemunharam que vale a pena. Estou fique por enquanto só com os podcasts mesmo, junto das auals tradicionais na escola. Mas também estou considerando em pegar o pack 1 nas férias para não parar de estudar.

      Também tenho o grammaire e o vocabulaire, mas eles não substituem realmente os podcasts. Acho que vale muito a pena testar.

      Depois me conte seus resultados !

  11. Obrigado pela orientação!
    Quero comprar o Pack 1, continuar com os podcasts, com a aula particular 1X/semana e estudar pelo material que tenho que também é bom.

  12. Oi, dúvida quanto aos podcasts do Français Authentique: só dá para ouvi-los ou também há a versão escrita do mesmo material que está disponivel para ser ouvido?

  13. Olá pessoal

    Sou professor de francês (nativo), gostaria de parabenizar todos pelos esforços. Sei muito bem que o Francês é uma língua difícil. Continuem a ouvir, ler pois é fundamental.

    Também para quem quiser encontrar outros suportes, sugiro que visitassem meu site: http://www.lalternative.com.br no qual estou desenvolvendo vídeoaulas.

    Bonne journée à tous

    Sébastien

Deixe um comentário

