Desânimo da Comunidade Imigrante (que ainda estão no Brasil)

De tempos em tempos observo um fenômeno interessante nas listas de discussões e blogs: o desaparecimento das novidades e das postagens.

Uma vez citei isso em um tópico no fórum Brasil-Québec. Será que as pessoas estariam perdendo interesse em imigrar ? Podemos ver que a quantidade de posts nos blogs de pessoas ainda no processo e a quantidade de novos tópicos no fórum diminuíram consideravelmente (acompanho as novas postagens pelo galeradoprocesso).

No tópico do fórum debatemos e chegamos a conclusão que na realidade, quando não ocorrem novidades ou quando não temos respostas de nenhum outro participante do processo as pessoas acabam perdendo o ânimo e deixando o processo de lado. Acho até que isso seja saudável, afinal, temos que continuar a vida aqui e não podemos ficar sonhando com o mundo lá fora.

Esse período no Brasil sem convocações foi muito duro para muito, podemos ver nos blogs. Mas acredito que esse ciclo deva estar chegando ao fim com as convocações de entrevistas para o segundo semestre de 2013.

E mesmo o CIC tem liberado alguns vistos (vi algumas pessoas recebendo vistos nas listas de discussão sobre imigração).

Bom, vamos continuar esperando e esperando. Logo o processo caminha.

8 respostas em “Desânimo da Comunidade Imigrante (que ainda estão no Brasil)

  1. Père,
    Eu realmente entendo ser muito saudável deixarmos o processo em segundo plano, e as vezes até em terceiro ou quarto.

    O fato é que o BIQ, e até mesmo o CIC, estão passando por fases críticas de reformulação. Novo sistema, pouco pessoal, regras sem clareza, avaliações de perfil muito subjetivas, e por aí vai.

    O jeito é enviar os documentos, esquecer do processo e esperar, um dia, receber um email, um telefonema surpresa ou uma carta informando que você dará continuidade no seu processo em breve. rs..

    Sucesso para nós todos!
    Abraços!

  2. eu vivi minha vida normalmente, o projeto de imigraçao estava realmente em paraleo, Nao acho saudavel pararmos a vida em funçao da expectativa da imigraçao.

    e, quando menos esperar, estara comemorando a cidadania, como eu fiz ontem 🙂

  3. Realmente… me preparei por 2 anos no francês e qnd ia mandar o processo o escrotório mudou pro Mexico.
    Depois, veio a lista (da qual minha profissão está fora)…
    Nao desanimei e fiz o TCF-Q e o IETS mesmo assim, na esperança da lista de agosto.

    Só Deus na causa… Pq o Québec tá me cheirando à enganação já…

Deixe um comentário

