Rendez-vous e palestras para recém chegados

Quando chegamos no Canada, durante o landing, nos é fornecido uma folha com números importantes sobre os primeiros passos no Canada. Um deles é marcar um rendez-vous com alguma agencia para os primeiros passos.

Como bons imigrantes e estudando há muito tempo, boa parte do que estava na folha nós já sabíamos como fazer. Mesmo assim, marcamos o rendez-vous com o orgão, que no nosso caso foi o Le Collectif ( http://www.cfiq.ca/ ), pela proximidade do nosso endereço.

O primeiro encontro é um tipo de palestra que fala sobre quase tudo e explica como é o trabalho do orgão. Tem gente de várias nações e é claro, a única língua falada é frances. Apos a palestra, temos o agendamento do nosso primeiro rendez-vous pessoal. Tudo é optativo, faz quem quiser. Minha esposa escolheu não fazer agora o processo para melhorar o frances e ir mais preparada. Eu estou ansioso para trabalhar, então já me cadastrei logo.

Hoje tive o rendez-vous. Na realidade é uma mini entrevista onde eles perguntam qual o nosso objetivo (para trabalhar) no Canada, como estamos nos sentindo e como estão indo os primeiros passos. Fizeram a abertura do meu dossie e já recebi uma agenda com diversos atelies (tipo uma palestra) e as datas. E também me deram um conselheiro individual que ira me ajudar a fazer o currículo, dar dicas e afins.

Existem atelies de vários tipos, desde profissão, currículo, treinamento de entrevista em ingles, como se apresentar e muito mais. Tudo na listinha. Esses cursos são repetidos em ciclos e por isso quem optar por não fazer ou perder a data, poderá participar no próximo ciclo sem precisar se registrar e nem telefonar. Somente os encontros com os conselheiros individuais são marcados e confirmados por telefone.

Existe uma proposta muito forte para conhecermos outras regioes e cidades do Québec além de Montreal. Montreal recebe cerca de 70% dos imigrantes do Québec e é claro que apesar de existir muito mais vagas por aqui, existe também mais competição.

O plano de trabalho deles incentiva as famílias a abrir seus horizontes e pensar na possibilidade de morar em outras cidades que também possuem demanda de profissionais, em menor quantidade mas com menor competição. A comparação foi do tipo candidato/vaga de vestibular: enquanto Montreal tem 100 vagas para 200 imigrantes, cidades pequenas oferecem 10 vagas para 2 imigrantes.

Tudo isso se adapta a nossa idéia de morar em um local menor, mais tranquilo. A conselheira também afirmou que a francisação, obtenção de documentos e primeiros passos podem ser feitos tranquilamente nestas cidades menores que também oferecem suporte a recém chegados. Nunca vi blogs de pessoas em cidades menores do Québec, ao menos que eu me lembre (com exceção da Gabi enfermeira, que é meio nomade kkk).

Bom, escrevi sobre esse assunto para que os recem chegados participem dessa seance de informações. Apesar de saber muita coisa que eles falaram, existe a possibilidade de um auxilio efetivo na busca de emprego e preparação para o mercado de trabalho. Acho que isso faz parte da lição de casa do imigrante.

Dia 02/07 começaremos nossa francisação em um Centro da Comissão Escolar de Montreal. Vou aproveitar para participar dos encontros em ingles do Le Collectif e tentar desenvolver uma vantagem extra sobre outros imigrantes, 3 línguas !!!

Desejo a todos que estão nesta aventura que cheguem logo aqui. É emocionante, assustador, excitante, é tudo ao mesmo tempo 🙂

Anúncios

8 respostas em “Rendez-vous e palestras para recém chegados

  1. Ah, que legal!!! Eu pretendo participar de toooooooodos os cursos e palestras que me forem oferecidos hehehe. Claro, isso num mundo ideal, mas a realidade pode ditar outras regras. E eu tenho muita vontade de morar em um local mais tranquilo… pena que, pra minha área, praticamente só rola mesmo em cidade média pra grande.

    Abraço, sucesso aí e continuem nos brindando as novas!

    • É por aí Doug 🙂 Tentarei participar o máximo possível. Acredito que ao menos uma rede inicial de contatos será possível formar. Não se preocupe com a tranquilidade. Apesar da cidade ser grande, termos tranquilidade aqui também kkk.

      Abraço !

  2. Opa! Como sempre, suas dicas são muito valiosas e importantes!!! Nem parece mas ja falta menos de 90 dias pra chegar ai.

    Abração!

  3. Muito legal as suas dicas!!!! Chegaremos daqui a um mês e como você disse num comentário anterior, já está dando um friozinho na barriga. hehehehe

    • Obrigado Flavio !

      Esse momento de friozinho na barriga só aumenta 😀 Voces vão chegar em uma otima época, está muito calor aqui e as pessoas andam muito felizes. Alem disso tem varios festivais acontecendo durante o verão.

      Boa Viagem !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s