Agora sou membro da minha Ordem !!!

Meu processo de avaliação da Ordre des Chimistes du Québec terminou.

Meu diploma e minha experiencia profissional foram avaliados e fui aceito como membro de pleno direito. Já paguei as taxas e recebi os documentos.

Felizmente, uma conquista. Agora já posso procurar algumas vagas com o título de Químico.

Mas o processo ainda não acabou. Como meu diploma é estrangeiro, segundo as leis do Québec, tenho que fazer um teste de frances para demonstrar minha capacidade de atuar profissionalmente.

Então, no momento sou membro temporário com validade até o próximo ano (renovável por 3 vezes) até fazer o teste, quando passarei a ser membro permanente. Não há diferença nas permissões de trabalho.

Tudo foi relativamente rápido, o processo levou cerca de 40 dias.

Bem, é isso. Aos poucos vamos caminhando, um passo de cada vez.

10 respostas em “Agora sou membro da minha Ordem !!!

    • Realmente, pelo que tenho lido o processo foi rápido. Mas tem que levar em conta que eu já havia preenchido os dados online e tinha uma pré-aprovação (fiz quando estava no Brasil).
      O sistema deles é bem dinamico, basta ter todos os documentos em mãos. Cartas dos empregadores antigos (desde estágios) são essenciais para agilizar o processo.
      🙂

  1. Nossa, que legal! Parabéns pela conquista!
    Como também estamos sentindo na pele agora, aos poucos as coisas se ajeitam! Estamos na torcida pra que logo, logo a oportunidade de Químico apareça!
    Como sou Eng de Alimentos, no BR eu tb tinha CRQ – gostaria de poder entrar no ordem dos Químcos aqui tb (hehehe!).

    Abraços!
    Femme

  2. Parabéns! depois da tormenta, sempre vem a calmaria. De agora pra frente, só coisas boas, vão colher os frutos.
    Abraços em toda família Poussin!

    • Olá Bruna !!!

      Técnico em Química também tem por aqui. Alias, tem muito mais vaga de Técnico do que de Químico.

      Os técnicos aqui as vezes tem uma especialidade como química analítica, química farmaceutica, química de processos ou afins. Esses cursos são dados nos CEGEP’s, seriam equivalente a um Tecnologo no Brasil. No entanto se voce é técnica no Brasil e tem experiencia profissional, tenho certeza que será bem aceita porque as atividades de laboratório são as mesmas que um técnico faz (eu também fiz ensino técnico antes da faculdade).

      Por fim, técnicos não precisam e não podem ser da Ordem do Químicos, basta ir para o mercado de trabalho direto.

      Boa sorte !

Deixe um comentário

