1 ano de Canadá !!!

Caros colegas de viagem, hoje faz um ano que deixamos o Brasil e viemos para o Canadá. Muita coisa aconteceu nesse período, felizes e tristes.

Nossa adaptação tem sido muito boa. As crianças são as que estão se saindo melhor, já falam um bom frances e já possuem vários amigos.

Nossa rotina do dia a dia também já está bem definida. O trabalho é as vezes tranquilo, as vezes duro, mas nada que assuste alguém que já trabalhou firme no Brasil 🙂 .

O governo tem feito sua parte, oferece cursos, auxílios para as crianças, garderie e em termos gerais uma boa qualidade de vida.

Muito do que vemos nas palestras não é verdade. Apesar da abundancia de vagas de trabalho, a maioria delas é inatingível para os recém chegados. Mas nada que assuste pois tendo em mente que sabemos que neste projeto de imigração um dos pontos é recomeçar, sabemos que isso é só uma etapa.

A cidade de Montréal é ótima, amamos muito. Desde a arquitetura e do povo bilingue, trilingue e afins, as coisas funcionam bem. Apesar de aparentar algumas mazelas sociais e de muitos encargos (para todo o Québec), podemos ver os sinais do que é realmente justiça social. Claro que não é perfeito, mas sabemos que isso não existe !

Os colegas de imigração já aparecem muito. Fizemos amizades, na maior parte com brasileiros, mas também temos amigos de outras nacionalidades, inclusive “locais”.

Nosso projeto caminha como planejado, as vezes com altos e baixos, mas sempre com certeza que fizemos uma boa escolha e que essa é uma experiencia única na vida e que as crianças se beneficiarão muito no futuro.

Claro que a parte triste é a distancia da família. Depois da última visita que recebemos isso se acentuou um pouco pois as crianças crescem rápido e notamos que não teremos todos juntos para sempre e que cada momento que passamos é algo que não pode ser simplesmente compartilhado por fotos ou facebook. Mas o saldo final é positivo pois com Skype e todas as outras tecnologias mantemos contato constante, o que diminui essa ausencia parcialmente.

O inverno não foi tão assustador como esperávamos, tinhamos em mente algo muito pior. O finalzinho foi duro e o sol realmente faz falta. Mas entramos agora em uma época na qual a cidade parece borbulhar e isso empolga qualquer um. Agora entendemos o valor de tomar um solzinho no parquinho todos os dias e aproveitamos os eventos e o calor.

Ceder um passo atrás para ganhar dois para frente nunca foi tão verdadeiro. Para os que tem em mente o projeto de imigrar, mantenham isso em mente. Funciona e aqui dá certo.

Fico feliz em ler as notícias dos projetos de imigração que estão caminhando. Parece que as coisas vão mudar e ficará mais difícil imigrar, na questão de obter os documentos. Por outro lado, fico cada dia mais estarrecido com as notícias que leio do Brasil e como a coisa parece piorar um pouquinho a cada dia, em termos de violencia, corrupção e falta de amor ao próximo.

Andei esquecido do blog, mas não foi por um motivo ruim. Nossa vida vai caminhando e apesar de termos diminuido o ritmo, ainda somos acelerados. Falta mais tranquilidade para ficarmos mais parecidos com todos por aqui 😀 …

Para todos que nos acompanham, saibam que vale a pena e que apesar dos sacrifícios feitos, a oportunidade é única e eu recomendo a todos que se dediquem e não tenham medo (como se fosse possível, não é ?).

Obrigado a todos. Vou tentar não ficar tanto tempo longe do blog, é um companheiro de viagem e meu pequeno diário (kkk).

Festa da Tulipas

Festa da Tulipas – Ottawa mai/2015

Anúncios

6 respostas em “1 ano de Canadá !!!

  1. Parabens pela conquista!!
    Sabemos que nao e facil e fique sabendo que me espelho muito em voces
    Tudo que voce escreve envio para minha esposa para dar força a ela e mostra-la que as coisas irao dar certo para nos tambem que iremos agora em agosto.
    Muito agradecido por compartilhar suas experiencias reais conosco
    Abraçao
    ANDRADE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s